Um dos pontos fortes dessa cidade é, sem dúvida, seu viés ecológico. Para aqueles que curtem esses passeios naturais, segue uma mostra de dois parques estaduais situados na cidade do Rio, que selecionei de uma lista feita pelo O Globo.
A) Parque Estadual da Chacrinha:
Que a Zona Sul é cercada por montanhas deslumbrantes, o mundo já sabia, mas que podemos desfrutar da vida selvagem da Mata Atlântica, quase que virando uma esquina, isso é novidade para muita gente! A Chacrinha possui 13,3 hectares, uma área que ocupa desde a Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, até a antiga fortaleza que controlava a passagem da Princesinha do Mar para Botafogo.
O parque funciona como um refrigerador na região, amenizando a temperatura, para a população e para a vida silvestre local, composta, entre outras espécies, de micos-estrela, gambás, tatus e morcegos.
O parque está aberto à visitação gratuita diariamente, de 8h as 17, na Rua Guimarães Natal, próximo à estação da Light, em Copacabana.
B) Parque estadual do Grajaú:
Já na Zona Norte, a referência verde é sempre a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. Só que aqui, o destaque vai para a Reserva Florestal do Grajaú, que foi criada a partir da reivindicação dos moradores do bairro e da Sociedade dos Amigos da Reserva do Grajaú. Isso em 1978.
Alguns anos depois, em 1960, foi necessário um reflorestamento, por causa dos danos causados pelas chuvas - que ainda deixaram marcas, ou melhor, clareiras no meio da mata.
Desde 2002, o parque - que se estende da Serra dos Três Rios até o Parque Nacional da Tijuca - passou a pertencer ao Estado.
Além de uma rica variedade de espécies vegetais, alguns animais ganham destaque, como o cachorro-do-mato, o preá-do-mato e o mico-estrela.
Para chegar lá, é só se dirigir à Rua Comendador Martinelli, 742, no Grajaú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário