O Morro da Conceição foi um dos poucos que sobreviveu á Reforma Urbana do século XIX. Ele formava, junto com os morros do Castelo, Santo Antônio e São Bento, um quadrilátero de moradias na cidade, desde sua fundação em 1565. Daí a grande contribuição histórica e arquitetônica do lugar.
MAR:
O Museu de Arte do Rio foi inaugurado no pé do Morro da Conceição e tem por objetivo apresentar uma visão plural sobre a história da cidade. Além de promover um projeto de apoio educacional às escolas, a Escola do Olhar. Clique aqui para saber os serviços.
CEMITÉRIO DOS PRETOS NOVOS:
Trata-se de um sítio arqueológico transformado em Centro Cultural. Foi descoberto em meados da década de 1990, durante a reforma em uma das residências locais. Lá eram enterrados os escravos vindos da África que morriam antes de serem comercializados.
PALÁCIO EPISCOPAL DA CONCEIÇÃO:
Hoje o palácio abriga o Museu Cartográfico do Exército, onde são encontrados mapas e instrumentos utilizados para mapear a cidade. Entre os objetos de destaque está uma das duas cópias do mapa do Brasil do século XVIII. A outra está em Lisboa.
Programação: De segunda à quinta, das 8h às 16h / Sextas das 8h às 12h (gratuito). Visitas agendadas.
MAIOR GRAFITE CARIOCA:
O artista plástico baiano Tomaz Viana (Toz) foi o responsável, em fevereiro de 2013, pelo maior painel pintado na cidade. O artista precisou da ajuda de oito grafiteiros para cobrir a tela em céu aberto, com uma altura de 30 metros e largura de 70 de largura.
JARDIM SUSPENSO DO VALONGO:
Este é um mirante localizado logo na subida do Morro, que abriga tanto uma área de lazer quanto a Casa da Guarda, que possui uma exposição permanente com achados arqueológicos das escavações da obra do Porto. O Jardim fica aberto de terça à domingo, das 10h às 18h.